Quando se trata de rádios comunicadores, as diferenças entre digital e analógico podem ter implicações de longo alcance para usuários, como alcance, clareza e funcionalidade geral.
A explosão das tecnologias digitais revolucionou nossa mídia. Do cinema e da televisão à publicação e à indústria da música, as capacidades digitais ampliaram os horizontes e as possibilidades de indivíduos criativos, bem como dos consumidores que apreciam seus trabalhos. O processamento de informações digitais geralmente torna as coisas mais rápidas, mais eficientes e mais fácil e rapidamente replicáveis do que a tecnologia analógica predecessora.
Um dos campos de influência digital menos discutidos, porém mais impactados, é o surgimento da tecnologia de rádio comunicador digital para os negócios. As empresas que confiam em dispositivos de comunicação instantâneos e confiáveis para realizar o trabalho do dia-a-dia têm muitas opções quando se trata de rádios comunicadores, e as diferenças entre digital e analógico podem ter implicações de longo alcance para usuários como como alcance, clareza e funcionalidade geral.
Há muitas informações por aí, o que pode ser difícil e demorado para os profissionais ocupados analisarem. Aqui, discutiremos as diferenças entre os rádios comunicadores digitais e analógicos e abordaremos alguns dos fatos básicos relacionados às suas operações e usos para a comunicação comercial. Não compre ou atualize sua frota de rádio sem primeiro se informar sobre as diferenças entre as duas principais plataformas de mão dupla.
Rádios analógicos: o padrão de longa data
A tecnologia de rádio comunicador analógico existe há muito tempo. Os rádios comunicadores analógicos para empresas estão em uso pelo público desde 1933 e foram implementados pelos militares dos Estados Unidos duas décadas antes disso. Os rádios comunicdores que usam a plataforma analógica são de longe muito mais comuns do que seus colegas digitais mais recentes, e sua simplicidade no design e na função garante que eles não vão a lugar nenhum tão cedo.
Sinais de rádio analógicos utilizam formas de onda de valor sinusoidal para comunicar sinais de voz em uma onda contínua. A simples onda de rádio é aproveitada por modulação de frequência e requer muito pouco em termos de tecnologia para funcionar. Assim, eles transmitem a voz humana natural sem interferência digital e fazem bom uso da largura de banda, tornando-a a plataforma de rádio preferida para muitas empresas e organizações em todo o mundo.
Infelizmente, o teto da inovação para a tecnologia de rádio comunicador analógico já foi atingido, nenhum método ou sistema novo e aprimorado será criado, pois a tecnologia analógica existente já é a iteração mais eficiente e econômica possível. Existem várias desvantagens nos sistemas de rádio comunicador analógico no que se refere a aplicativos de negócios:
- A maioria dos rádios comunicadores analógicos pode lidar apenas com uma conversa por vez em cada canal, limitando a utilidade e potencialmente criando confusão e frustrando o usuário durante períodos de alto uso;
- As frotas de rádio comunicadores analógicas requerem receptores e transmissores específicos para transmissão e, geralmente, não podem ser atualizados. Isso é problemático para empresas em expansão, cujas necessidades de transmissão por rádio cresceram para cobrir uma área física maior;
- Os aplicativos de software para negócios e comunicação não estão disponíveis para rádios comunicadores analógicos, pois a simplicidade do design é anterior à sincronização e aos sistemas de computadores.
Dito isto, uma frota de rádio comunicador analógica ainda pode ser uma ótima opção para sua organização. Muitos adeptos de rádio comunicador não precisam de sinos e assobios, como recursos ricos em recursos e projeção de longa distância. Devido à simplicidade de seus circuitos e operação, os rádios comunicadores analógicos normalmente custam uma fração dos preços comandados pelo comando de suas contrapartes digitais. Isso se deve em parte ao fato de a tecnologia digital bidirecional ainda ser relativamente nova e o mercado ainda não ter sido inundado por uma ampla seleção de opções de alta qualidade e baixo custo.
Não há nada de errado com os rádios comunicadores analógicos e eles garantem que eles funcionem dentro dos parâmetros especificados. No entanto, com o advento dos rádios comunicadores digitais, recursos e opções nunca antes considerados possíveis estão rapidamente se tornando o padrão do setor.
Rádios Digitais: A Nova Escola de Comunicação Empresarial
Como em muitos outros setores, o mundo dos rádios comunicadores foi virado de lado pela inovação e pelos recursos aparentemente ilimitados da tecnologia digital. Embora as funções e usos básicos dos rádios comunicadores digitais possam parecer os mesmos de seus antecessores analógicos, seu funcionamento interno não pode ser mais diferente.
Os rádios comunicadores digitais, como gravações e transmissões digitais, processam sua entrada de som em padrões numéricos. Onde um sinal de rádio comunicador analógico transmite sua voz real e verdadeira através de um comprimento de onda aproveitado, os rádios comunicadores digitais convertem instantaneamente sua voz em linguagem de computador simplificada, que pode ser transmitida de forma mais eficiente em distâncias maiores. Embora os sinais digitais ainda diminuam em qualidade à medida que a distância do transmissor aumenta, eles ainda oferecem muito mais clareza em distâncias maiores do que os sistemas analógicos.
Além disso, os sinais digitais oferecem melhor qualidade de áudio, graças à sua resistência quase total à interferência latente e outros cruzamentos indesejados de sinal. Essas imperfeições de transmissão são uma crítica comum aos usuários de rádio comunicador analógico, pois a tecnologia passiva é incapaz de bloquear outros sinais e interrupções; isso pode causar quebras e interrupções irritantes nas linhas de comunicação, o que geralmente não é um problema para rádios comunicadores digitais.
Além da clareza e do alcance, os rádios comunicadores digitais também desfrutam de um conjunto bastante ampliado de recursos, como sistemas habilitados para GPS e funcionalidade de dados, como mensagens de texto. Eles também são muito mais fáceis de proteger do que os rádios comunicadores analógicos, que tendem a sofrer uma queda acentuada na qualidade da voz quando os sinais são embaralhados para aumentar a privacidade. Os rádios digitais também permitem a divisão de canais de chamada única, que dobra a capacidade de chamada e aumenta a eficiência espectral; isso se torna cada vez mais importante a cada ano, à medida que o espectro de RF se torna mais lotado e os regulamentos federais exigem mais capacidade e eficiência nas comunicações comerciais.
Uma das melhores partes dos rádios comunicadores digitais é que eles geralmente são compatíveis com dispositivos analógicos; Muitos dispositivos atuais no mercado vêm com recursos analógicos e digitais, que dão às empresas o poder de atualizar suas frotas de rádio peça por peça e evitar o maior custo inicial de uma migração digital completa.
Isso nos leva à única desvantagem real dos rádios comunicadores digitais para empresas: o aumento dos custos associados à mais recente e melhor tecnologia digital. Como o mundo das comunicações empresariais se move um pouco mais devagar do que a indústria do entretenimento e tende a confiar em sistemas comprovadamente funcionais, a inevitável onipresença dos rádios comunicadores digitais pode demorar um pouco para acontecer. Assim, as frotas de rádio comunicador digital tendem a ser significativamente mais caras que as analógicas, e muitas empresas e organizações acham que os benefícios do digital simplesmente não valem o aumento do custo; pelo menos ainda não.
Por fim, as necessidades e os requisitos exclusivos de sua empresa devem ser levados em consideração antes de qualquer compra de rádio comunicador. Se você usa tecnologia analógica há décadas sem problemas, não precisa se preocupar em atualizar tudo de uma só vez; a lenta marcha da tecnologia digital bidirecional não o deixará na poeira da noite para o dia, especialmente porque os rádios comunicadores digitais geralmente são compatíveis com versões anteriores.
No entanto, a migração para rádios comunicadores digitais é definitivamente um investimento inteligente a longo prazo, principalmente para empresas em crescimento. À medida que a tecnologia se torna mais onipresente e padrão entre os setores, os preços de mercado se ajustam e os rádios comunicadores digitais provavelmente se tornam mais acessíveis. Você ainda pode não precisar da funcionalidade de ponta, mas não quer esperar muito tempo e acabar incapaz de competir, graças às habilidades de comunicação sem brilho.
Esteja você procurando implementar uma nova frota de rádios comunicadores ou simplesmente comprando uma única unidade de reposição. temos o conhecimento atualizado necessários para ajudá-lo a fazer a melhor escolha para sua empresa, organização ou grupo sem fins lucrativos. Se você tiver dúvidas sobre a tecnologia digital x analógica e o que elas significam para as necessidades de comunicação da sua empresa, ligue hoje para +55 (21) 9 97 95 22 01.